Instalando Filtro de água


Quando pensamos em reforma pensamos no tipo de porcelanato que sera assentado, na cor da parede a ser pintada e tudo mais que estiver a vista de nossos olhos, enquanto isso não damos a devida atenção para o que esta escondido, fora de nosso campo de visão.


Sim a aguá que chega até nossa casa e que percorre as tubulações embutidas na parede tendo como ponto final a caixa d'água passa quase sempre desapercebido até que essa seja interrompida pela concessionaria para manutenção.


Mas como essa água chega em nossa caixa d'água?A água que sai da concessionaria normalmente é de boa qualidade  porém até chegar em nossa residência ela percorre longas distâncias de tubulação e fica exposta a inúmeros problemas durante o seu percurso o que pode acarretar em uma água já não tão boa como na sua origem.


Em combate a essa sujeira primeiro troquei a caixa d'água de amianto por uma de polietileno que tem uma tampa que trava e impede a sujeira entre na caixa d'água.


Em seguida coloquei um tubo de limpeza na caixa d'água para facilitar a limpeza a cada seis meses.


Problema interno resolvido agora como resolver o caso da aguá que já vem com partículas sólidas da concessionaria? Sim com filtro.

Como o sistema de fornecimento de água em minha residência é misto ou seja tanto a caixa d'água como a água que vem direto da rua alimenta as torneiras da casa resolvi então colocar o filtro logo após o cavalete, além de levar em consideração que a pressão da aguá nesse ponto é mais forte que em qualquer outro ponto da casa devido todas as curvas que a tubulação faz até chegar na caixa d'água.


Porém o cavalete de aguá é baixo e não permitia colocar o filtro no mesmo local.


A solução foi quebrar o piso ao lado do hidrometro até encontrar a tubulação de aguá para colocar o filtro exatamente nesse local.


Tubulação encontrada junto com o conduíte da rede elétrica o que é normal isso acontecer já que o relógio de água e de energia ficam um acima do outro no mesmo local, por esse motivo é aconselhável desligar os disjuntores para interromper a energia, mas tem que ser os disjuntores logo após o relógio não do quadro elétrico dentro da casa.


Após encontrar o cano foi necessário interceptar o mesmo e fazer que o fluxo da água agora passa-se pelo filtro o qual optei por dois já que a pressão da aguá no local é forte.


Coloquei uma união rosqueável entre os filtros o que permite em caso de manutenção tirar o cabeçote do filtro totalmente preservando a tubulação.



Os filtros ficam presos por suportes parafusados na parede e tem um refil que é lavável mas que como qualquer outro refil tem uma vida útil o importante e saber que esses filtros em que o copo é
transparente não podem receber a luz do sol porque favorece o surgimento de fungos e musgo.

Aquele ditado que diz "o que os olhos não veem o coração não sente" pode até fazer sentido no campo do amor mas quando o assunto é água não só seu coração sente como seus rins, figado.... entre outros órgãos...rs

É isso pessoal espero que tenha ajudado vocês e até a próxima!!

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários: