Organizando as Ferramentas



Quem não já se viu em meio a um trabalho manual a procura de uma ferramenta que estava ao nosso lado e em questão de minutos desapareceu, comigo acontece quase sempre, é o alicate que não está mais onde deveria está o martelo que criou asas e sumiu e em instantes lá estou eu olhando para os lados e pensando onde esta esse "#&=?*!*$@" alicate...rs

Após muito estresse e tempo perdido chegou a solução:


Comprei uma caixa de ferramenta muito pratica o que facilitou muito o meu trabalho com as principais ferramentas a mão.

Mas quem está construindo ou reformando sabe muito bem que as ferramentas não se resume a um jogo de chaves de fenda, alicates ou martelos a cada imprevisto na obra lá está você comprando novas ferramentas muitas vezes desapontado com o serviço de um "profissional" que deixou o serviço incompleto ou mesmo porque quase cometeu um assalto ao falar do preço de sua mão de obra.

Então você se enche de coragem e começa por onde mesmo? Isso pelo computador...rs. Após várias pesquisas e depois de algumas xícaras de café você resolve fazer o trabalho, as vezes você pensa "...porque eu fui me meter nisso..." mas na maioria das vezes o sentimento de prazer e realização em fazer algo lhe estimula a continuar fazendo e fazendo .... e fazendo cada vez mais....

Logo você tem uma furadeira, uma parafusadeira, uma serra mármores, um tico tico e a caixa de ferramenta que deveria resolver todos seus problemas se torna pequena demais e sua casa se torna uma verdadeira oficina com ferramentas por todos os lados.


Não sei se você se identificou até aqui com alguma coisa que disse mas essa é minha vida e para resolver mais esse problema estou pensando em transformar um pequeno espaço de 1,10m de largura por 1,60m de comprimento no quartinho da bagunça ou melhor no quartinho da organização...rs

Enquanto isso estou usando a minha principal ferramenta, o computador, estou pesquisando vários painel de ferramentas e descobrir que esse móvel pode ser muito mais do que um simples painel de ferramentas, você pode usar para pendurar qualquer outro objeto podendo ficar até mesmo acima da escrivaninha. 

Irei deixar a seguir o passo a passo de montagem de dois tipos de painéis que me agradou bastante e no final desse post deixarei os devidos créditos a esses profissionais que nos ajudam a enxergar coisas que nunca havia sequer imaginado antes!

Primeiro Painel conhecido também como Pegboard




Materiais: 

-1 chapa de Eucatex perfurada de 200cm x 60cm;

– 3 ripas de madeira de 50cm de comprimento;

Рtinta esmalte sint̩tico da cor da sua prefer̻ncia;

– jornal e fita crepe;

– rolo de espuma;

– 6 parafusos e buchas para parede;

– 6 parafusos para madeira;

Рparafusos de cabe̤a reta e ganchos;

– cestinhas ou potinhos para pendurar.

Ah! Você pode adaptar as medidas do eucatex, de acordo com o seu espaço disponível.

1. Marque com um lápis na parede, a partir do chão, a altura que você deseja instalar o painel. Usamos 90cm, para ficar logo à cima da nossa mesa.

2. Prenda as ripas na parede usando as buchas e os parafusos, guiando-se pelas marcações à lápis.





3. Coloque o painel de eucatex sobre as ripas, com a ajuda de outra pessoa, e aparafuse-o sobre elas.




4. Forre a parede com jornal e pinte a chapa de eucatex, já fixada na parede. Não esqueça de seguir as instruções do fabricante da tinta para obter um bom resultado. Respeite o tempo entre demãos e não exagere na quantidade de tinta!




5. Com o painel seco, distribua aleatoriamente os parafusos, apenas rosqueando-os nos furinhos do painel.






6. Pronto! Agora é só pendurar suas ferramentas! 




O Pegboard pode ser usado para pendurar todo tipo de cacareco… Bijuterias, ferramentas, utensílios de costura… Agora é a sua vez! Solte a imaginação e divirta-se!

Segundo Painel de Ferramenta



Lista de materiais para fazer quadro de ferramentas com madeira pinus:

– 03 pedaços de Pinus na medida 1550mm(comp) x 75mm(larg) x 25mm(esp) – para o topo, rodapé e divisória embaixo (onde estão os vidros);
Р02 peda̤os de Pinus na medida 700mm(comp) 75mm(larg) x 25mm(esp) Рpara as laterais;
– 01 pedaço de Pinus na medida 90x75x25mm – divisória no meio;
Р01 peda̤o de Pinus na medida 1600x75x25mm Рparte do topo para fixar seu quadro (voc̻ pode fazer de outra forma, fixando pelas laterais por exemplo);
– 01 placa perfurada para painel expositor na medida 1600x600mm. Quando comprar repare que você terá ele na cor “cru”, ou seja, marron e uma outra opção na cor branca. Nesse projeto eu usei o lado branco.
– Gancho em “L”- para o reforço na estrutura;
– Parafusos, pregos, lixas e seladora ou verniz se quiser.
Ferramentas:

– Máquina de serra Tico-Tico ou serrote (daí vai da sua disposição!…rs);
– Furadeira ou parafusadeira;
– Esquadro;
– Nível;
– Martelo.




Corte todas as peças que vai utilizar. Use uma serra tico-tico ou corte no serrote mesmo.


Esse chanfro, fiz no olho mesmo, mas você pode fazer o grau que quiser, arredondado, duas partes, enfim, a criatividade é sem limites! 




Antes de fixar, monte o quadro numa mesa ou no chão mesmo, para ver se tudo está certo e batendo conforme o projeto. Essa hora é importante, pois se precisar fazer algum ajustes, a hora é essa.




Utilize um grampo para fixar as peças e ficar mais fácil na hora de furar e aparafusar para fazer quadro de ferramentas. Lembre-se de usar o esquadro e nível para ver está tudo de acordo. Fixe uma parte, meça com o esquadro, fixe a outra, meça novamente. Não tenha pressa.






Medindo com o nível…


Antes de fixar o parafuso, fure com uma broca 1mm ou 2mm menor do que o parafuso que vai colocar, assim a madeira não corre o risco de trincar.




Com uma broca maior (meça a cabeça do parafuso antes e utilize a broca correta) dê uma escariada para o parafuso ficar rente a madeira. Se tiver um escariador, melhor ainda!


Fixe a placa perfurada com pregos. Prenda com um grampo para não correr o risco da sua peça se mover. 




Neste projeto, tive a necessidade de incluir uma peça no topo para fixar na minha oficina e duas peças menores no rodapé para dar equilíbrio. Veja antes como vai fixar, é importante.


Uma última olhada para ver se está tudo certo antes de fixar. 




Para ficar bem firme o quadro de ferramentas, utilizei essa peça em “L”, muito utilizado em armários – alguns dizem que se chama escápula – só para dar um reforço a mais. 


É isso. Quadro fixado, ferramentas postas, oficina limpa e pronta para empoeirar mais um pouquinho!…rs 






E ai vocês gostaram? Calma pessoal assim como vocês estou curioso mas qualquer dúvidas sobre a montagem não deixe de fazer uma visitinha aos nossos colegas abaixo, é isso ai... abraços a todos e até a próxima.

Fontes:
http://levapracasa.com.br/
http://www.empoeirados.com.br/

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Vim retribuir a visita ao meu blog e adorei suas dicas.
    Seu blog é show de bola.

    Preciso mesmo planejar um lugar para guardar as ferramentas, como você disse, com a reforma cada semana tenho que comprar uma nova rss.
    Não vou ter espaço para o painel, mas você já me fez por a cuca para pensar.

    Abraços.
    Thaís Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais obrigado por sua visita, então de fato o painel será apenas para organizar as ferramentas menores mas irei colocar algumas prateleiras nesse quarto que estou planejando justamente para colocar as ferramentas maiores está muito bagunçado aqui em casa preciso me organizar urgente...rs

      Excluir
  2. Ficou muito bonita! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Um sonho muito organizado parabéns

    ResponderExcluir