Parede 3D em Destaque


As paredes 3D tem como objetivo destacar uma única parede em um ambiente, seja em uma sala atrás do sofá ou na mesma parede onde fica exposta a TV. Já nos quartos, normalmente esse efeito 3D fica na parede da cabeceira da cama.




Existem diversos modelos e podem ser montados em diferentes posições.




Como montar sua parede personalizada 3D


Olá Pessoal!!! Após o sucesso do post " Decoração de Sala - Parede em Destaque", resolvi fazer novamente a experiência de destacar a parede de um ambiente em que normalmente recebemos nosso amigos e familiares, porém agora a parede em 3D será o destaque desse post.

Como já foi visto nas imagens acima, é possível ter vários modelos de paredes 3D para começar o seu trabalho você precisa de um molde de silicone que pode ser facilmente encontrado na internet. Se nenhum lhe agradou não tem problema é possível confeccionar o seu próprio molde.


Passo a Passo



Esse modelo quadrados e retângulos foi o escolhido por mim.


Ferramentas necessárias: Parafusadeira ou Furadeira com misturador ou batedor como também é conhecido, Balança de Cozinha, Copo de medidas e uma espátula.


A balança e o copo de medidas eu acredito que seja essencial para que você possa evitar desperdício e manter o mesmo padrão no preparo do gesso.



Para o molde escolhido a cada placa foi utilizado 1.550 kg de gesso e 1.240 ml de aguá. Porém essas medidas podem variar dependendo do tamanho ou formato do molde que você tenha.


Comece misturando o gesso na aguá e nunca ao contrário, pois o gesso seca muito rápido e para evitar que fique cheio de pelotas sempre "polvilhe" o gesso sobre a aguá.


Uma outra maneira de polvilhar o gesso sobre a aguá é com uma peneira porém é possivel também fazer apenas com as mãos basta ter cuidado.




Após colocar todo o gesso na aguá aguarde 1 minuto para que o mesmo seja totalmente absorvido em seguida comece a misturar com uma parafusadeira ou furadeira adaptada com um batedor ou misturador,  ferramenta normalmente utilizado por pedreiros para bater argamassa ou pintores para misturar tinta.

 Eu optei pela parafusadeira porque funciona a bateria e além de ser mais leve não tem o fio que pode atrapalhar durante o manuseio do gesso.


Na falta dessas ferramentas pode ser utilizado uma espatula porém é importante mexer bem para evitar as pelotas de gesso que podem ficar no fundo do recipiente.


Com a massa de gesso pronta, despeje sobre o molde apoiado sobre uma superfície móvel, plana e que seja maior ou igual ao tamanho do molde. No meu caso utilizei uma cerâmica. Bata com cuidado várias vezes na base de apoio do molde para acomodar o gesso em todos os espaços vazios e também para retirar as bolhas de ar.



Dependendo da temperatura ambiente é possível após 20 minutos desenformar, caso seja um dia frio é recomendado aguardar 30 minutos.


Para desenformar coloque outra peça encima do molde como apoio e gire de ponta cabeça.




Após retirar o apoio o molde estará nessa posição.


Com cuidado comece a retirar o molde pelas extremidades.






O molde sai praticamente limpo, o resíduo de gesso mínimo.






Essa é a peça já desenformada.

Coloque no sol para secar mais rápido.

Dicas:

Existe três tipos de gesso: lento, intermediário e rápido. Compre sempre o rápido pois se ganha muito tempo entre a fabricação de uma peça e outra.

Caso esteja trabalhando com um gesso lento, especialistas aconselham usar uma colher de sal pra cada 1 kg de gesso ou ainda água morna para acelerar o processo de secagem. Porém não recomendo esse método porque pode danificar o molde, essa é minha opinião não fiz nenhum teste.

Sempre misture o gesso na água pois o contrario pode transformar o gesso em uma massa dura impossível de trabalhar.


Espero ter inspirado a todos entusiastas assim como eu que sempre está à procura de novidades e, mãos à obra.

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário