Qual a altura ideal da pia?





É incrível como alguns centímetros podem fazer toda a diferença quando estamos falando em construção,

Quando comecei o projeto da cozinha pensei em algo assim:


A idéia era uma pia modelo ilha e para isso precisava já deixa as muretas de apoio da pia na altura correta então usei como base a pia que fica na área de Serviços que tem 90cm de altura e não é uma posição desconfortável para o uso da minha família.


A muretas laterais ficou com 87 cm de altura somando mais 3 cm entre o granito da pia e a argamassa para assentar o resultado final ficaria a 90 cm de altura em relação ao piso.

Estava tudo certo porém com toda essa reforma e sem a pia a solução era lavar as louças na pia da área de serviços, então para facilitar o trabalho comprei a lava louça o que agora posso afirmar que foi a melhor coisa que fiz antes de instalar a pia já que não sabia as dimensões da mesma.

Dimensões: Altura: 86 cm, Largura: 60 cm, Profundidade: 63 cm e Peso: 42 kg

Com 86 cm de altura da Lava louça mais 6 cm do piso alto logo abaixo da pia o qual tem a função de impedir a entrada da água por baixo da pia a altura final ficaria em de 92 cm mas era necessário ainda adicionar mais 1 cm a esse calculo para a Lava Louças entrar embaixo da pia com uma pequena folga.


A solução foi subir as muretas laterias mais 6 cm ficando a uma altura de 93cm sem a pia.


Mas qual a altura ideal da pia??? Se você pesquisar na internet vai vê que existem várias sugestões de altura que normalmente varia de 85 a 93cm mas acho que a melhor forma de descobrir é primeiro definir quem da casa passa mais tempo fazendo o uso da pia e depois disso fazer na altura que você se sinta mais confortável sem ter que forçar a coluna ou os braços. 

Já nessa imagem acima é possivel definir a altura ideal da pia de acordo com a altura individual de cada pessoa, se tiver mais de uma pessoa na casa que faz uso da pia some a altura de todos da residência e depois divide pelo numero de pessoas e encontre a média.


A pia chegou e já não era hora de arrependimento ou a pia ficava na altura de 90cm como havia planejado anteriormente ou então deveria colocar a Lava Louças na Lavanderia.



Veja como é importante que você já defina quais são os eletrodoméstico que vai ficar nesse espaço e se possivel já compre os mesmo junto com a pia pois além da lava louça que alterou a altura da pia o Cooktop também tem um nicho de medidas que varia muito entre os vários modelos disponíveis no mercado e caso você já tenha essas medidas a Marmoraria já faz o corte do nicho antes de entregar na sua casa a pia evitando assim todo aquele pó que o granito gera no momento que é cortado.


Veja que a Lava Louça ficou 1 cm abaixo do granito da pia cálculos feitos milimetricamente.



Aqui da para vê o piso mais alto o qual poderia ser uma alternativa para manter a pia nos 90cm iniciais de altura caso o mesmo fosse retirado somente no espaço onde ficaria a lava louça evitando assim de ter que subir toda a pia mas pensei no fato da sujeira que poderia acumular com a entrada de aguá por baixo da Lava Louças nos dias em que fosse necessário lavar o piso da Cozinha e desisti da idéia.


Depois de tanto quebrar a cabeça com medidas e cálculos poderia dedicar aquela musica "Mulher de Fase" do Raimundos para esse projeto.

De fato a lava louça se tornou complicado para encaixar no meu projeto mas perfeita no quesito em ajudar nas rotinas diárias da casa, não é a toa que vi muitos blogs idolatrando esse eletrodoméstico...rs

A pia ficou no final com 97cm de altura e posso afirmar que está em uma posição confortável tanto para acessar a pia como o Cooktop.

Em resumo não existe medidas certas ou erradas mas sim aquelas que esteja de acordo com sua altura e da sua família, use as medidas sugeridas pelos especialistas em arquitetura mas apenas como referência porque o que vai definir o que é bom ou ruim para você é sua própria opinião baseada em testes prévios.

A unica certeza é que uma pia muito baixa pode gerar dores nas costas mas também muito alta  pode forçar seus braços e ombros agindo com bom senso tudo vai dar certo!

Boa Sorte Pessoal!

Share this:

JOIN CONVERSATION

29 comentários:

  1. Adorei essa postagem... Já roubei a imagem que mostra as alturas ideais da bancada de acordo com a altura do morador. Muito útil. Valeuuu.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas ideias muito Bom, depois de ler com atenção acabei por criar ideias novas e resolvi todo meu problema com relação às medidas de uma bancada da cozinha. Valeu mas uma vez obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá boa tarde!
    Tive algumas complicações também com o planejamento da pia e bancada na cozinha, no meu caso ficou em 98 cm. Meço 1,75 e posso dizer que ficou confortável porem bem incomum de todas as pias que já trabalhei rs, olho para ela e estranho todos os dias.
    Como vc comentou é importante ter tudo bem pensado antes de fazer para evitar frustrações.
    Qual sua altura, desculpa a pergunta... Mas queria saber se vc compartilhar do mesmo sentimento rsrs
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais vc cálculo errado para sua altura o ideal seria 91 cm e não 98 cm por. Isso está estranhando

      Excluir
    2. Nossa 98 deve incomodar não? Deixei a minha com 91 e estou estranhando.Pq a anterior ficava baixa demais. Tem 2 dias de uso mas me pareceu confortável apesar dos meus 1.60cm

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Bacana seu post. Pretendo instalar a mesma lava louça q a sua. Qual foi a profundidade do granito de sua bancada sobre a lava louças? Achou adequado? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Achei lindo o resultado final dessa Pia de Cozinha parabéns !!

    ResponderExcluir
  8. Boas informações no post, porém em português sofrível! Por favor, faça um curso de gramática, ok?

    ResponderExcluir
  9. Eu vou usar essas dicas antes de comprar materiais eletricos zn. Demais esse blog, adorei saber mais sobre o que escolher para dar certo

    ResponderExcluir
  10. Estou muito preocupada se vai ficar alta pôr conta que a outra bancada da minha outra casa que ficava a pia era de 90 centímetros

    ResponderExcluir
  11. Me diga a sua altura em relação a sua bancada da pia que ficou com 97 sentimetros pois a minha ficou com 95 e a minha anterior tinha 90 centímetros sair quando cheguei o pedreiro já tinha colocado com essa altura estou preocupada de ter ficado alta por conta da outra ser com 90 centímetros me ajude me dê essa informação pois não sou alta tem uma descida média

    ResponderExcluir
  12. Eu curti o post, Abriu meus horizontes esses lances de medidas faz,doe a cabeça de tanto pensar, minha pia anterior tinha 90cm e minha atual em virtude da saida de água da maquina ficou em 94 cm estou estranhado acho q ficou muito alto, tenho 1.94 de altura deve ser o custume, como ainda não botei os armários parece até estar mais alto
    No fim agora Tenho q me acustmar com a nova altura, minha preocupação é que ficaria fora do dito padrão mas pesquisei e o padrão pode varíar 90 até 95 cm mas como dito acima v ê o q fica melhor pra vc afinal é vc q vai usar flw

    ResponderExcluir
  13. Nossa a minha feirão com 1,03 de altura e minha altura é 1,64 quando fui ver já tinha o colocado meu Deus to fica do maluca o q posso fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de colocar a minha e tbm ficou com 103 de altura. To estranahndo muito mais aparentemente nao esta desconfortavel pois eu queria a pia alta para igualar com o balcaobalcao,so nao achei que fosse ficar tao alta

      Excluir
  14. Coloquei uma pia da minha irmã, ficou com 98 centímetros de altura ficou top, ajudou até na postura da coluna .

    ResponderExcluir
  15. Coloquei uma pia da minha irmã, ficou com 98 centímetros de altura ficou top, ajudou até na postura da coluna .

    ResponderExcluir
  16. A minha pia ficou com 1.04 de altura eu precisei abaixar ela
    Pois a Cuba é funda duas vezes que eu lavei louça fiquei com muita dor no braço e ombro
    A minha sorte é que ainda não tinha instalado os armados

    ResponderExcluir
  17. Coloquei minha pia Ontem com 1,02 ,em termo de Funcionamento está Ótima mas Se Olhar para Em termo DE Estética Eu acho que Ficou Feia ,acho que Ficou MT alta , Ñ Coloquei ainda os gabinete Porém Fiquei um pouco arrependida por Colocar alta ,alguém poderia Me Ajudar Seria possível eu Corrigir esse Defeito ? Ou ja Ñ daria Mais para Corrigir?

    ResponderExcluir
  18. Estou muito na Dúvida Se Faço o Gabinete ou ñ, pois era meu maior Sonho ter uma pia Dessa ,Só que Eu acabei Estragando meu Sonho por UM ERRO MEU 😔😔FICOU MT ALTA APESAR DE EU SER ALTO TENHO 1,75 ACHEI MINJA PIA ALTA ! Alguém com Alguma Sujetao?🙏

    ResponderExcluir
  19. Imagina eu acabei de fazer aminha tbm tenho 156 de altura a minha.pia ficou com 94 de altura estou achando estranho de mais... pq tipo ficou pia fogao tudo alto.Mais ta bm pelo menos vou fica cm a coluna reta ..mais queria uma opiniao seta q vai mim prejudica?

    ResponderExcluir
  20. Altura ideal é 0.90 fica perfeito para cuba e Cook top

    ResponderExcluir