Cozinha Colorida !




Olá Pessoal! Hoje fazendo jus ao titulo desse blog "projeto casa cor" vamos colorir os ambientes!

O fato é que atualmente as cozinhas estão cada vez mais coloridas os armários podem ser preto, amarelo, vermelho, enfim existe um leque de cores que deixa o cliente ainda mais indeciso no momento de decorar a cozinha,

No entanto nem todos tem esse problema ja que as cozinhas coloridas ainda fazem muitas pessoas torcer o nariz princialmente as mais conservadoras preferindo assim pelos modelos mais tradicionais.

Agora se para essas pessoas já existe uma resistência em trocar as cores dos móveis imagina uma cozinha totalmente clean e sem revestimento nas paredes é certo que esse tema gera muita discussão entre aqueles que defendem o revestimento e aqueles que apenas opta em pintar as paredes.

Até o fim dessa postagem irei colocar meu argumentos e dicas porém a decisão é muito pessoal ja que é um local onde a família se reúne diariamente para as principais refeições e por isso o gosto não se discute nesse caso.


Essa era a cozinha antes com azulejos e armário branco tudo bem tradicional, certamente esse revestimento na época em que foi instalado era muito bonito mas o fato é que novidades surgiram novos materiais, novos conceitos e o revestimento de ontem que era top hoje pode se tornar enjoativo visualmente. E agora? A solução é o quebra quebra não tem jeito.


Para quem optou pela pintura e se enjoou Ă© sĂł pintar novamente na cor que desejar, dar destaque com uma cor diferente em uma unica parede ou deixar todas com a mesma cor.

Mas atenção é necessário uma tinta especial de fácil limpeza, eu utilizei o Branco da linha Ilumina da Suvinil, o custo de material e mão de obra entre o assentamento de revestimento e uma pintura é indiscutivelmente mais barato além de ser mais limpo e rápido.


Essa é a cozinha atual as paredes são branca e o revestimento foi colocado somente nas áreas molhadas ou onde está sujeito a respingos de gordura como por exemplo na área do fogão.


Uma cozinha clean embora seja sinĂ´nimo de limpeza pelas cores claras nĂŁo precisa se parecer com um hospital para quebrar essa idĂ©ia de cor e vida ao ambiente com mĂłveis coloridos,  o vermelho nesse caso se destaca no branco da parede e combina com o preto da bancada.


A bancada de madeira Ă© apenas envernizada mas poderia ser revestida com fĂłrmica de diferentes cores.


A foto acima Ă© um belo exemplo de mĂłvel revestido com fĂłrmica.


A pia foi feito sob medida com o granito São Gabriel, mas existe os modelos coloridos a um custo bem mais alto, porém o preto dificilmente mancha com o sangue de carnes vermelha ou mesmo o corante dos alimentos e eventuais riscos acidentais são menos visíveis.


Essas pias coloridas sĂŁo bem mais caras que as pias de granito pois se trata de um material industrializado e nĂŁo extraĂ­do da natureza  como o granito.


Nessa imagem é possivel ainda verificar que entre a pia e o balcão tem uma faixa que sera revestida com pastilha de vidro preta. O cooktop acompanha a cor da pia mais até esse eletrodoméstico tem sido fabricado em diferentes cores pelos fabricantes que estão de olho nesse mercado.


Tem quem prefere destacar esse eletrodoméstico com uma cor diferente da bancada onde o mesmo esta instalado o que também é válido.


Os cooktop elétrico e por indução ainda seguem a linha clássica do preto mas os que funcionam a gás tem muitas opções de cores como pode ser observado na foto acima.


O armário aqui instalado é da linha Sicilia do fabricante Multimóveis.


Um armário de baixo custo e que pode ser montado de diferentes formas com módulos comprado a parte de acordo com o seu espaço.




Embora em apartamentos as cozinhas sejam pequenas nesse projeto a cozinha em formato de corredor foi estrategicamente planejada para que tudo estivesse ao alcance das mĂŁos facilitando nas tarefas do dia a dia e por ser uma casa foi possivel dividir o ambiente em cozinha e sala de jantar.


As pastilhas vermelhas foram assentadas entre o armário aéreo e o balcão e ajudam na limpeza.


As pastilhas foram rejuntadas na mesma tonalidade de cor da própria pastilha porém existe a opção em deixar o rejunte branco para destacar ainda mais as pastilhas individualmente, porém nesse caso também fica mais evidente pequenas imperfeições decorridas do assentamento, para o uso do rejunte branco recomendo que o alinhamento seja o mais perfeito possivel.


Se você quer mais informação sobre as pastilhas veja essa postagem aqui.


As arandelas ou pendentes vermelhos estão logo acima do balcão e limitam o espaço entre cozinha e sala de jantar pelo alto.



O balcão divide o ambiente cozinha e sala de jantar sem o uso de paredes, além de ser um espaço para você se descontrair com um bate papo com os amigos (as) e a família.






Aqui sera colocado quatro banquetas a gás na cor vermelha ou mesmo de madeira na mesma tonalidade do balcão.


No fim do balcão ainda foi possivel aproveitar um pequeno espaço para decorar com garrafas de vinho e fazer um pequeno bar, sera colocado também nesse local um suporte para taças.


Esse quadro foi feito a partir de uma imagem na internet e ampliado em papel adesivo direto na gráfica a meu pedido o que ajudou a quebrar o branco da parede, sendo assim você pode personalizar sua parede com qualquer imagem que desejar.



Existe também a opção de utilizar adesivos que remetem ao ambiente da cozinha.

ConclusĂŁo


Espero que tenho ajudado as pessoas a se desprender do tradicionalismo e arriscar um pouco mais abusando das cores, veja o antes e o depois da reforma da cozinha.

Antes
Depois



Antes



Depois
Ao final de tudo o que deve prevalecer é o bom senso a cozinha pode ser colorida mas nem por isso um carnaval de cores, procure fazer simulações e pesquise bastante antes de se decidir sobre como reformar ou construir sua cozinha e boa sorte!



Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário